segunda-feira, 12 de novembro de 2012

1º Curso de Realidade Brasileira - Salvador - Bahia



Curso Realidade Brasileira 

1ª Turma de Salvador 

 “Para as forças populares e nacionalistas, como de um modo geral para as esquerdas, a razão de ser da vitória reside numa só questão, já por si em evidência sobre as demais. Esta questão é o permanente e, ao mesmo tempo, flexível manejo do marxismo-leninismo, o que repele qualquer dose, por mínima que seja, do dogmatismo. A realidade brasileira exige acurada atenção e incansável estudo. E como realidade objetiva, tomada  por ponto de partida, requer a análise histórica aprofundada de suas grandes características.” (Porque Resisti à Prisão).  


Carlos Marighella, 1965.



Apresentação


“É preciso passar a ação”. Esse comando revolucionário foi emitido pelo companheiro Carlos Marighella em 1967, para jovens lutadores e lutadoras do povo que tiveram suas vidas ceifadas por quererem ver brotar em nosso país, uma pátria livre e socialista.
As forças da Ditadura Militar, ainda vivas e atuantes em nosso país, tentou a todo instante criminalizar e relegar à qualificação de “terrorista” o nosso herói do povo brasileiro!
Nós resgatamos Marighella! Em nossas ações, na nossa concepção que visa libertar o nosso país de toda dominação e abrir um tempo de revolução em nosso continente latino-americano - o nosso leito revolucionário.
A formação política está inserida no interior da construção de uma estratégia revolucionária. Como forma de ação, é instrumental à transformação da realidade. Pensar a prática, organizá-la e retornar com mais força e precisão. Resgatando uma história de luta dos nossos povos e os nossos clássicos que propuseram uma teoria de transformação do nosso país.
O Curso Realidade Brasileira se insere nesse contexto. Já aconteceram mais de 50 turmas do Curso Realidade Brasileira - CRB, em todo país. O curso nasceu da percepção da necessidade de se retomar a formação de militantes de forma mais sistemática. Voltar-se a pensar o Brasil e o Projeto Popular que estamos construindo cotidianamente. A viabilidade do Brasil nação, suas potencialidades, sua história, cultura, a formação histórica, social, cultural e econômica do seu povo.
Neste sentido, queremos ocupar esse espaço. Resgatar a prática do estudo e da análise concreta da nossa realidade concreta. Para nos ajudar nessa tarefa, ninguém melhor que os clássicos brasileiros: pensadores (as), intelectuais e militantes que interpretaram o Brasil com originalidade, de forma crítica e com profundidade. Orientados pelos ideais de mudança e transformação radical do Brasil.
Pensadores/militantes, renomados, reconhecidos e estudados muito mais fora do Brasil que por nós brasileiros (as): Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Carlos Marighella e tantos outros e outras. A nossa missão é, e seguirá sendo, de construir e potencializar o projeto popular para o Brasil.
Nesse momento em que o Ministério da Justiça oficializa a anistia post mortem de Carlos Marighella morto pelo regime militar em 1969: uma vitória das forças populares em nosso país, convidamos homens e mulheres, militantes dos movimentos sociais, lutadores e lutadoras do povo à construírem a 1ª turma do Curso Realidade Brasileira – Salvador. Pensar o real para seguirmos em ação.
Marighella é o teórico da ação revolucionária. É isso que pretendemos com o CRB – Salvador, ser um instrumental para a ação revolucionária. Criadora de todo o novo, de todo tempo de esperança e felicidade para o nosso povo.


Pátria Livre, Venceremos!


Todo Poder ao Povo Preto!

“Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário” (Lênin).




Um comentário:

  1. Só não entendi a palavra de ordem final "Todo Poder ao Povo Preto!"; porque ao Povo Preto? as outras cores, ou etnias, ou variedades do Povo não teriam direito ao Poder?

    ResponderExcluir